Início » Notícias » Educação Empreendedora e Turismo, temas de projeto a ser desenvolvido em Machadinho

Na tarde da última terça-feira, dia 9, na Prefeitura Municipal de Machadinho foi realizada uma importante reunião coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). O encontro contou com a participação de diversos representantes ligados à educação e ao empreendedorismo na região, incluindo Vitória Toledo, gestora do projeto de Educação Empreendedora da Regional Norte do SEBRAE, a Secretária de Educação e Cultura Leoni Pelicer Schwaab, a Coordenadora Pedagógica Graciela Camel, a Professora Caren Benedetti Brandão representando a Escola Estadual Castro Alves e a Vereadora Jucinei Bianchin Rebesquini, incentivadora do projeto.

O principal tema em pauta foi a Educação Empreendedora e sua relação com o turismo local. “Nós temos o sonho de iniciar um programa a longo prazo com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de competências empreendedoras nos nossos jovens e nos educadores, relacionadas à temática do Turismo”, afirmou Leoni Pelicer Schwaab.

A iniciativa visa explorar as potencialidades turísticas do município, apoiar professores e gestores na ampliação do conhecimento dos estudantes nessa área e contar com a consultoria e instrutoria do SEBRAE para capacitações e ações municipais. “Queremos proporcionar uma formação para os professores e trazer pessoas capacitadas de fora, como profissionais do turismo, para trabalhar em forma de oficinas e palestras com nossos estudantes”, destacou a secretária.

Além disso, a proposta inclui a criação de trilhas de aprendizagem com metas para cada ano do Ensino Fundamental, visando também abranger de alguma forma os alunos do Ensino Médio. “A ideia é expandir esse trabalho não só para as escolas do município, mas também trabalhar em parceria com as Escolas Estaduais para fazer um trabalho de nível municipal dentro dessa temática do Turismo e da Educação”, concluiu Leoni.

É importante ressaltar que este programa vem em consonância com um projeto também da Vereadora Professora Jucinei, que tem lutado pela inclusão do estudo para o turismo como tema transversal na grade curricular do município. A colaboração entre diferentes esferas da administração e da sociedade civil demonstra o compromisso conjunto com o desenvolvimento integral da comunidade de Machadinho.

A reunião foi marcada por debates produtivos e propostas promissoras para o futuro educacional e turístico de Machadinho, demonstrando o compromisso das autoridades e profissionais envolvidos com o desenvolvimento integral da comunidade.

Foto: SMEC